search
Entrar

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

0 votos
em CLT
Anúncio publicitário

1 resposta

0 votos
É necessário examinar normas coletivas e o contrato de trabalho para uma resposta mais adequada.

Nos termos da lei, "A falta de prova ou inexistindo cláusula expressa a tal respeito, entender-se-á que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal".

A discussão que se trava em Tribunais é se o exercício de tais tarefas enseja o pagamento de acúmulo de função ou se o empregado pode se recusar. E há decisões para todos os gostos (favoráveis ao trabalhador e ao patrão).

Se as tarefas são exigidas desde o início do contrato e se outros funcionários também as exercem, dificilmente serão entendidas como irregulares.

Caso se tratem de novas tarefas (ou seja, elas só foram exigidas depois meses ou anos de contrato), é razoável argumentar que o empregador deve pagar um plus salarial. Parece-me que o hidrojateamento demanda especialização e não podem ser exigido de qualquer motorista.
2.546 pontos

Isenção de responsabilidade

As respostas e comentários do Pergunte Direito não são aconselhamentos legais, não criam relações advogado-cliente e não são ofertas de serviços jurídicos. A finalidade deste site é restrita a estimular a troca de conhecimentos acadêmicos e de utilidade pública.

Se você ignorar este aviso e fornecer informações confidenciais em mensagens privadas ou públicas, não haverá obrigação de manter a informação sigilosa ou de renunciar a atuação contrária a seus interesses.

Consulte um advogado antes de fazer algo que possa afetar seus direitos.


Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

Perguntas relacionadas

...